CURSO PAPELARIA PERSONALIZADA PARA INICIANTES

CURSO PAPELARIA PERSONALIZADA PARA INICIANTES
clique aqui e saiba mais

Como escrever em artes digitais utilizando o PhotoScape.

janeiro 15, 2016


Hoje vou ensinar como vocês podem editar as artes que disponibilizamos aqui e outras que você encontra pela internet.



Fiz o print de cada tela para facilitar a compreensão de vocês, mas se ainda sim tiverem dúvida comente aqui embaixo, que farei o possível para responder e ajuda-las no que for preciso.

Aconselho a abrir as imagens do tutorial para melhor visualizar a explicação.



Primeiro vamos baixar o programa PhotoScape, ele é um programa gratuito totalmente em português
clique aqui para fazer o download do programa.
Baixe o programa como mostra a figura abaixo. Execute  e instale em seu computador. É um arquivo tipo exe.(executável)


Clique duas vezes sobre ele que irá autoexecutar e instalar, só ir clicando em proximo ou seguinte( next) que ele irá concluir sozinho a instalação. Eu desmarquei a opção para baixar o google drive junto, ai fica a seu critério.

Depois de instalado vamos abrir o programa, clicando no icone que está em sua área de trabalho , dê dois cliques sobre o icone com o lado esquerdo do mouse.



O programa irá abrir e esta tela irá aparecer para você.
Clique no ícone editor como mostra a figura abaixo



Vai abrir esta tela do programa.
Vamos procurar dentro do computador o local onde salvamos as imagens que queremos editar. No meu caso está em uma pasta na área de trabalho chamada TUTORIAL.

Quando clico sobre a pasta aparece na lateral esquerda as imagens que possuo dentro dela, veja imagem abaixo:



Irei escolher a imagem que eu quero editar.O Convite corujinha.Perceba que quando eu clico sobre ele, automaticamente ele irá aparecer na tela do editor. 
Os comandos do programa que antes estavam travados, agora ficam aparentes para que eu posso utiliza-los.
Agora na parte inferior da tela como mostra a imagem acima, tenho disversas opções de edição desta imagem, não irei apresentar todas neste tutorial, apenas a ferramenta que me possibilita editar a imagem com o texto que eu quero introduzir.
O próximo passo é clicar na aba OBJETO, e depois na letra T, que é o ícone que irá abrir a caixa de texto, para eu poder adicionar o que preciso, no convite.

Ao clicar na letra T esta caixa de edição irá se abrir na tela do programa e dentro dela irei digitar o texto do meu convite : data, local, horário, nome da aniversariante, endereço etc.


Conforme você vai escrevendo na caixa de edição de textos ele vai aparecendo sobre a sua imagem.Olhe a figura abaixo em cada número explico brevemente o que é possível fazer com a caixa de edição.( clique na imagem para amplia-la).

Legenda:
1: Caixa de edição, é aqui que você irá escrever o texto do seu convite.
2: Neste campo você escolhe a fonte que quer utilizar, lembrando que você precisa ter a fonte instalada em seu computador, a fonte que estou usando neste tutorial, ja foi baixada previamente e instalada em meu notebook.
3:Neste campo você escolhe o tamanho da fonte ( letra).
4: Aqui você escolhe a cor a escrita do seu convite.
5:Este campo te possibilita escolher acrescentar um contorno a sua fonte, um efeito que fica bem legal, mostro ele mais abaixo.
6:Aqui você escolhe se deseja ou não colocar um efeito sombreado a sua escrita. Mostro o efeito como fica logo abaixo.
7:Depois de tudo escrito, efeitos aplicados, você clica em ok para finalizar seu trabalho.
8:Note que o que você vai escrevendo aparece ja sobre a sua imagem.

Veja na imagem abaixo meu convite ja editado, com o texto ainda sem nenhum efeito.


Quando quero escrever de cores, tamanhos e fontes diferentes  repito o processo várias vezes, ou seja abro uma caixa de edição para cada parte do texto que desejo escrever.Sempre clicando na letra T para abrir uma nova caixa de edição.Olhe a imagem acima e note que Gabrielli está escrito de cor diferente do texto do convite.

1: abri uma nova janela de edição de texto
2: centralizei a escrita
3: cliquei em ok para finalizar a edição.
4: note que aparece uma caixa ao redor do nome Gabrielli, note ainda que a escrita ficou sobre o texto em verde, mas isso é fácil de organizar. Clique em ok e depois clique sobre o texto no meu caso a palavra Gabrielli, esta caixa ao redor da escrita irá se abrir novamente, você clica sobre ela segura com o mouse e arraste para a posição que você deseje que ela fique.


Clique para fora em qualquer parte da imagem, que esta caixa irá se fechar, não se preocupe que não irá aparecer em seu convite.Veja como desaparece na imagem abaixo.
Depois de tudo editado, clique em salvar como mostra a imagem.


Ao clicar em salvar esta outra caixa de diálogo irá se abrir. Netsa caixa você irá escolher qual formato deseja salvar sua imagem, qual a qualidade dela em DPI ( recomendamos que escolha sempre 300 DPI ou mais) e em qual pasta deseja salvar.




Marque a opção DPI e escolha 300 cpi ou mais, ajuste a qualidade para 100%

E mande salvar. Como esta mesma imagem pode ser editada várias vezes por você, aconselho sempre escolher a opção salvar como, renomear a imagem para que a matriz limpa, sempre fique preservada.

Agora a amostra do texto com os efeitos sombreado e com contorno.

Contorno




Sombreado.




Tecnologia do Blogger.